Trilogia AVENTURAS NA REDENÇÃO
Compõem-se de três livros cujo objetivo é criar, a través da diversão, o hábito da leitura. Para isso a autora criou personagens que transmitissem, de forma natural, as ideias que ela queria passar. Surgem, então, uma avó e seus netos. As personagens percorrem os três volumes, estando em cada um mais velhos, ou seja, as crianças tornam-se adolescentes e depois jovens adultos. A avó a cada volume está mais velha, consequentemente sem toda a jovialidade que tinha no primeiro, vai ficando mais ranzinza e cansada.
As ações dos três livros passam-se, na maior parte das histórias, em dois espaços: o apartamento da avó e o Parque Farroupilha, também conhecido como Redenção. Entretanto, os acontecimentos podem acontecer em qualquer outro parque de qualquer outra cidade. As questões humanas tratadas nos três livros são universais.
O primeiro volume, "Segredos da Natureza", indicado para crianças que já sabem ler, são narradas aventura com a participação de todos, inclusive da avó. As histórias propositalmente deixam situações em aberto (estratégia didática para professores trabalharem, ativando a criatividade dos alunos). São aventuras em separado, podendo serem lidas isoladamente e trabalhadas a cada uma. Ao final de cada uma há um recontar do acontecido através de versos que, na verdade, formam a letra de uma música. Na visita à Escola, a autora canta, conta e conversa com os alunos num Pocket Show.
As músicas, letra e melodia foram compostas pela autora.
O segundo, "O sumiço de Santos Dumont" indicado para pré-adolescentes é um pequeno romance em que acontece o roubo do busto de Santos Dumont do Parque. Esta notícia leva os netos a investigarem quem levou o busto, o que leva a avó, mais velha um pouco, a ficar nervosa com a situação, apesar de ajudá-los em diferentes momentos. Computadores, notebooks e celulares fazem parte do trabalho dos netos que já estão maiores. O objetivo da autora aqui é mostrar a importância da preservação dos monumentos, levando o leitor a respeitá-los.
O terceiro, "Seriam os animais extraterrestres?" indicado para adolescentes inclui entre as personagens seres extraterrestres e animais. A linguagem e as estruturas frasais na narrativa são mais trabalhadas, os netos já são mocinhos, o mais velho mora no exterior e a trama de desenrola a partir desta inclusão: extraterrestres e animais. Os acontecimentos caminham em direção à importância do amor nas relações, sejam elas entre os seres humanos e até mesmo entre os animais, mostrando de forma implícita que um ser criado com amor e respeito tem menos chances de se envolver em situações perigosas.
PS.: Os nomes das personagens são os nomes dos netos da autora e dela, escritos de trás para o início, Exemplo: Sedruol > Lourdes
E este exercício o professor pode usar para fixação de ortografia





