quarta-feira, 14 de junho de 2023

Os seres vivos que nos fazem companhia




     Alguns têm gatos, outros preferem cachorros. Graças a Deus, passarinhos em gaiolas são poucos. Há quem até adote uma calopsita. Estou falando de quem mora em cidade grande, em apartamentos, às vezes, até sem uma sacada.

    Eu, há muito tempo, optei pelas plantas. Tenho as que me protegem, como a Comigo Ninguém Pode, que já serviu de árvore de Natal de tão grande. Ficou linda iluminada! Das Espadas de São Jorge, tenho uma de folhas miúdas,  mas poderosas. 

     Porém, as que mais me encantam são as que dão flores. Minha Flor de Maio é tão idosa quanto eu. Dá flor ainda , mas em junho, está lenta. O meu vaso com ciclames já deu flor até em abril; no entanto, este ano, troquei-a de lugar e estou esperando ansiosa pelas lindas flores. Até a mini orquídea me presenteia com um chumaço de flores, lá por outubro. Tenho uma violeta roxa que comprei de pena por estar toda machucada, numa prateleira do supermercado. Está comigo há uns seis anos e me surpreende em setembro com muitas flores.

     Minhas duas últimas  aquisições foram uma folhagem que cai e tem folhinhas pequenas cujo nome mão sei, mas eu já a nomeei de Assanhada de tão linda e exuberante que está; já a outra, é um antúrio de flor vermelha que ainda não me decepcionou. Sempre florescendo.

     Ah, ia me esquecendo da pimenteira, que alegra a minha cozinha, embora não use  seis frutos nos alimentos. Quando aparece uma florzinha branca, sei que ali vem uma pimentinha vermelha.

     Sou muito feliz com minhas companheiras vivas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário