![]() |
São Luís do Maranhão |
Ele era um rapaz simples, trabalhador, quieto, quase envergonhado, podia-se dizer. Não era de muitas palavras. Fora criado por seus padrinhos, já que os pais ficaram na roça. Ali, na cidade conheceu Ruth e por ela se apaixonou. Nunca mais olhou para moça alguma. Estava focado no seu futuro: casar e ter filhos com ela. A moreninha baixinha, espevitada, de pernas finas, lábios grossos e cabelos longos havia preenchido o coração dele.
Ela morava na periferia, porém sempre buscou serviço no centro. Não gostava das coisas simples. Achava que tinha direito a mais, muito mais. Conversava com os clientes da loja, a maioria turista e encantava-se com o que via, ouvia. Quando aparecia um estrangeiro, e isso era bem comum, ela tentava comunicar-se com o pouco Inglês que tinha. E sonhava. Seus olhos brilhavam, remexiam-se , olhando para o infinito em momentos só dela. O patrão, às vezes, tinha de acordá-la de seus devaneios para fazê-la voltar ao trabalho. À tardinha, quando o sol se punha, e a rua ficava dourada, ela saía e encontrava Raimundo, que atravessava a rua e colocava Ruth embaixo do braço direito. Era assim que ele gostava, e ela apreciava o carinho dele. Ele ia falando sobre o terreno que vira, sobre quando iniciar a construção da casinha, como conseguir um empréstimo. Ela ouvia tudo sem contestar, só sorria.
Naquele dia de outubro, o rapaz fez o que sempre fazia. Encostou-se à parede da casa em frente ao Cantinho do Artesanato, e ali ficou. Ficou por bastante tempo, mais do que o normal. A noite chegou e o abraçou como se previsse a tristeza que iria tomar conta dele. Mesmo recheado de timidez, ele criou coragem e, passo a passo, foi lentamente atravessando a rua. Alcançou a calçada, visualizou o patrão da amada. O homem recolhia as mercadorias expostas, guardava tudo, fechava a loja. Raimundo criou coragem e, sem levantar a cabeça, perguntou por Ruth.
"Ruth? Não sabe? Foi-se hoje com um alemão que apareceu aqui na semana passada e que caiu de amores por ela!"
Nenhum comentário:
Postar um comentário